A extinta premiação anual de videoclipes da MTV Brasil terminou em 2012 com um show inteiro do Racionais MC's. Foi o último ato do último "Video Music Brasil". Um ato político, por assim dizer. Quem é que imagina, nos tempos atuais, um hino a Carlos Marighella cantado em rede nacional num canal de TV aberta?
Transmitido ao vivo, o VMB teve gestos políticos em quase todas as edições, nem sempre previstos no roteiro. Aconteceu com o próprio Racionais em 1998, quarta realização da festa, quando DJ KL Jay aproveitou a fala de agradecimento pelo troféu "Escolha da Audiência" para lembrar à própria MTV que as pessoas na periferia não conseguiam sintonizar o canal pra acompanhar à celebração. Carlinhos Brown, ali no papel de mestre de cerimônias, até tentou brecar o recado. Mas KL Jay, na maior elegância, aguardou a intervenção e completou a palavra.
Colado no protesto do apresentador, entram os Paralamas tocando "Que País é Este": um gancho que perde um bocado de força quando se sabe que a MTV estava também promovendo ali o álbum "Acústico" da banda
, lançado dois meses antes.
No ano seguinte, 2005, o Titãs performou a recém-lançada "Vossa Excelência", canção que mira a corrupção em Brasília, auge do Mensalão. O grupo Hermes e Renato também abordou o tema no VMB 2006, mas naquele humor farofa beirando ao nebuloso.